




A abdominoplastia é uma cirurgia plástica normalmente realizada para remover excesso de pele recorrente de um processo de grande emagrecimento ou mesmo de uma gravidez, ela também proporciona a recuperação da firmeza muscular do abdômen que em ambos os casos é perdido através da ruptura do reto abdominal devido à grande expansão do mesmo. Devido a existência de remoção de pele esse procedimento em alguns casos também consegue livrar o paciente das indesejáveis estrias.
Consulta prévia: Agende uma consulta com nosso cirurgião plástico para discutir suas expectativas, histórico médico e esclarecer quaisquer dúvidas sobre a cirurgia.
Medicamentos: Siga as instruções do médico sobre quais medicamentos evitar antes da cirurgia, especialmente aqueles que podem afetar a coagulação do sangue.
Alimentação: Siga uma dieta saudável e equilibrada para fortalecer o sistema imunológico e promover uma recuperação mais rápida.

O procedimento é iniciado com a avaliação do abdômen, localiza-se a quantidade de acúmulos de gordura, excesso de pele ou diástase dos músculos do abdômen. Faz um corte em forma de semicírculo logo acima dos pêlos pubianos até a linha do umbigo. Queima a gordura do abdômen.
O pós-operatório da cirurgia de abdominoplastia requer cuidados especiais com a postura e os movimentos do paciente, principalmente em momentos específicos, como durante o banho, o sono e para se alimentar.
A posição ideal para dormir após a cirurgia de abdominoplastia é de barriga para cima, com as pernas elevadas e flexionadas
Nos dias seguintes à abdominoplastia as refeições devem ser leves, de preferência compostas de alimentos cozidos ou grelhados, sem molhos ou temperos fortes.É essencial comer frutas e beber muito líquido, principalmente para prevenir complicações intestinais que possam causar dor no abdômen, como a prisão de ventre, por exemplo.
Caso o paciente deseje retornar à prática de atividades físicas em academias, deve-se esperar 30 dias e iniciar com atividades de pouco impacto, como a caminhada.Exercícios de musculação e abdominais só podem ser feitos após os 90 dias de recuperação e com a autorização do médico especialista em cirurgia plástica.
